quinta-feira, 9 de junho de 2011

A casa do Português

Por  Eduardo Moreira


                O casarão Vila Santo Antônio de José Maria Cardoso, fica localizado na AV. João Pessoa, foi construído em 1950 e ficou conhecido com Casa do Português.   José Maria Cardoso o proprietário era um dos comerciantes mais ricos da época, o sonho do mesmo era conseguir ocupar todos os espaços do casarão com sua família, mas isso nunca foi possível, pois o casarão era muito grande e isso o deixava muito triste. Mas o maior golpe para José ainda estava por vim, foi quando um de seus filhos se suicidou pulando do alto do casarão. Esse sem duvida foi o principal e mais doloroso golpe que ele enfrentou. Após o acontecimento José decidiu alugar o casarão para outro Português chamado Paulo de Tarso que usou o grande espaço do casarão para fazer uma boate portuguesa. Depois do fechamento da boate em 1956, o casarão foi usado com sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) que ali permaneceu até 1984, No mesmo também veio a funcionar um estacionamento, uma oficina e um cortiço.
         O Casarão foi tombado como patrimônio histórico municipal pela Fundação de Cultura Esporte e Turismo (Funcet). Pela sua linda arquitetura já foi cartão postal de Fortaleza. Mesmo com o tombamento o casarão hoje possui uma estrutura precária, pois, pichações, as grandes vidraças estão quebradas, os portões enferrujados. Mesmo com tudo isso, quem o observa consegue vê que ali já foi um grande palco e com grandes histórias para os cidadãos fortalezenses.
         Atualmente o mesmo lugar onde foi berço de uma família rica e poderosa na década de 50. É abrigado por pessoas pobres, humildes, felizes. Sem duvida alguma, a única coisa que existe em comum entre os moradores atuais e o grande comerciante José Maria são os sonhos, pois mesmo com toda riqueza que o mesmo possuía nunca deixou de sonhar e isso também acontece com os pobres moradores do casarão.

2 comentários: