terça-feira, 7 de junho de 2011

Vila Santo Antônio de José Maria Cardoso - “CASA DO PORTUGUÊS”

Repórter: Larissa Araújo

     Com aparência antiga e degradada a chamada Casa do Português tem por nome verdadeiro Vila Santo Antônio de José Maria Cardoso, um comerciante português que possuía uma vasta riqueza. O casarão foi construído no ano de 1950 e ainda hoje serve como ponto de referência para quem mora pelas redondezas ou passa diariamente por perto. José Maria Cardoso tinha uma grande família e por mais que os membros fossem se multiplicando ele nunca conseguiu ocupar todos os cômodos da casa, isso o entristecia e para completar o desapontamento do velho português, um de seus filhos se suicidou pulando do alto da casa.
        Para o comerciante, o “conto” acabou quando, no lugar em que ele construiu, seu filho faleceu. Após esse episódio, a casa foi alugada para um empresário, Paulo de Tarso, que instalou no local a Boate Portuguesa, em seguida a casa foi sede da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (Ematerce) e em anos de existência, também foi utilizada como cortiço, oficina e estacionamento. O casarão localizado na Avenida João Pessoa, Bairro Damas já foi cartão postal da cidade de Fortaleza e recentemente foi tombado como patrimônio histórico pela Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet) que o deixa protegido de qualquer reforma que modifique seu aspecto.
        Há quem diga que a casa tem a aparência de um navio, é comum que se escute isso das pessoas que conhecem o lugar. A Vila Santo Antônio é uma construção de três andares, duas rampas laterais que davam acesso aos automóveis para os últimos andares e grades de ferro que a cercam. Hoje sua aparência está um tanto decadente, muitas pichações, as grandes janelas de vidros estão quebradas, os portões enferrujados e a pintura consumida, porém apesar de estar fora dos padrões de organização e beleza, a casa nos transmite a história de um passado cheio de glamour, onde uma única família construiu o seu enorme lar para o próprio deleite e, assim, deu início a uma realidade de constante transformação.
Atualmente o lugar erguido por um homem sonhador, tem sido o lar de várias famílias. Com simplicidade levam uma vida tranquila dentro do mesmo ambiente, que acabou por se tornar uma espécie de ‘condomínio’, com espaço abundante para trabalho (doméstico), esporte e lazer.  
Existem crianças correndo por todos os lados, enfeitando e lançando alegria pelos corredores marcados pelo tempo. Os traços dos lares que hoje estão no casarão são expostos através dos varais espalhados, da inocência do futebol entre amigos vizinhos, das conversas entre as donas de casa e do semblante de felicidade e satisfação expresso pelos moradores do lugar que, apesar de antigo e fora do padrão, traz paz para as famílias que lá fazem morada.


3 comentários:

  1. Vlw,pela reportagem.Todas as vezes q passo quando vou para meu curso vejo o casarão e fico bastante curiosa para conhecer sua história, depois de conhecer sua história, fiquei ainda + curiosa para e ir pessoalmente.
    Obj pela atenção!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas infelizmente esta história não é verdade..JOSÉ MARIA CARDOSO teve um único filHo J.M.JR ...CONHEÇO ESTA HISTORIA DE PERTO POIS MINHA AVÓ FOI CASADA COM O ÚNICO FILHO DO PORTUGUES E MOROU NESTE CASARÃO COM OS FILHOS...J.M.JR VEIO A FALECER NA DÉCADA DE 80 POR CAUSA DO FUMO.

      Excluir