domingo, 12 de junho de 2011

Reitoria da UFC

Casarão Renovado: História por cima de história.
                                                Por: Elrica Mara da Silva Olinda.
Foto: Elrica Mara
Em fortaleza no início do século XX, boa parte dos palacetes e mansões existentes eram réplicas de imóveis europeus. Os ricos proprietários viam as fachadas por lá e reproduziam aqui. O material utilizado na construção dos mesmos também era importado sempre buscando a perfeição. Na Avenida Visconde de Cauípe, margeando o espaço da Gentilândia foram construídos diversos palacetes, sobrados e casarões de variados estilos arquitetônicos. Um destes casarões que existia nesta localidade deu origem à reitoria da Universidade Federal do Ceará. Localizada na Avenida da universidade n° 253, no Benfica.
Diferente do estilo que possui hoje com uma cor atraente e chamativa, um modelo deslumbrante e uma decoração incrível, mostrando tanta identidade e imponência percebidas facilmente, o local onde atualmente está localizada a reitoria da Universidade Federal do Ceará já foi um antigo Casarão pertencente à nobre família Gentil (Homenageados no nome da praça gentilândia). A chácara foi vendida em 1909 pelo proprietário Henrique Alfredo Garcia ao Dr. José Gentil Alves de carvalho. Em 1918 a casa que existia no local foi demolida e totalmente reconstruída, onde passou por diversas mudanças. O projeto da nova casa construída no local foi do Dr. João Sabóia Barbosa.
Em 1956, a propriedade foi comprada pelo primeiro reitor da UFC, Professor Antonio Martins Filho, à imobiliária José Gentil S/A, pertencente aos herdeiros de José gentil. Um ano após a compra, o reitor Martins filho resolveu demolir o casarão que havia sido construído em 1918, mandando projetar a atual sede da reitoria. Conforme as sugestões do reitor o projeto elaborado pelo departamento de obras da UFC manteve as mesmas linhas arquitetônicas da casa construída pelo Dr. João Sabóia Barbosa.
O palacete projetado consta de duas alas laterais unidas por um corpo central conservando a torreta que já existia no projeto de João Sabóia. O atual prédio foi construído para abrigar a reitoria da UFC. No mesmo ergueram-se duas casas, posteriormente demolidas para dar espaço a atuais proporções ao parque em torno do edifício e possibilitar a construção da concha acústica. O interior do palacete foi enriquecido pelo Reitor com duas escadarias de bronze e latão. Móveis de estilo foram adquiridos, assim como lustres de cristal, alguns comprados na Bahia, para ornamentação de vários salões.

Foto: Elrica Mara

O espaço comprado da grande área de imóveis da família gentil não foi destinado somente à criação da reitoria da universidade, posteriormente outros projetos foram criados aproveitando ao máximo a área, projetos como as casas de cultura, biblioteca, museu, dentre outros podem ser encontrados no local, aumentando não só a estrutura e a beleza do local, mas a qualidade dos recursos oferecidos pela Universidade.
Hoje após toda esta história de modificações e reformas a reitoria é motivo de orgulho para a UFC, considerada como um grande e importante patrimônio conseguido na história da universidade é sempre mostrado em imagens relacionadas à mesma e homenageada sempre que possível. Os fundos que foram gastos na construção e em toda ornamentação da reitoria são irrisórios relacionados à importância que ela representa para a universidade.
Diariamente circulam várias pessoas direta ou indiretamente ligadas a universidade dos mais variados estilos, gostos e opiniões. Conversando com alguns alunos que mostraram extrema satisfação e orgulho por esta construção tão importante na história da universidade, a divergência das opiniões foi deixada de lado e um ar de consenso foi percebido, embora alguns deles não conhecessem a história na integra. Falando também com um senhor que reside próximo a reitoria a mais de 60 anos, foi possível imaginar um pouco de como era o local na sua época de criança e juventude, através da história narrada, não expondo muitos detalhes, pois como ele mesmo falou: - "faz muito tempo (e sorriu)".
É fácil notar a importância desse grande “casarão renovado” para a história não só da universidade e das pessoas ligadas diretamente a ela, mas para a história destas grandes construções que foram tão importantes e por vezes tão esquecidas.

3 comentários:

  1. Bom dia, Elrica! Sou estudante de Arquitetura e Urbanismo da UFC e estou fazendo uma pesquisa sobre a Reitoria de nossa Universidade. Fiquei bastante interessada em conversar com esse senhor que reside próximo à reitoria há tanto tempo. Você poderia me dar mais informações de como posso entrar em contato com ele? Favor responder através do e-mail melinapinheirom@gmail.com

    Obrigada e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Desde pequeno ouvi que o atual prédio da Reitoria - antigo lar da família Gentil - havia sido perdido pelo seu patriarca numa partida de poker (baralho) e que ele faleceu de suicídio (enforcamento). Essa versão tem que procedência?

    ResponderExcluir
  3. Também ouvi essa mesma história de gente que tem conhecimento. 👆

    ResponderExcluir