terça-feira, 7 de junho de 2011

CASARÃO DO BARÃO DE CAMOCIM


Thiago Daniel
 

Situado próximo a Praça Clóvis Beviláqua, popularmente conhecida como Praça da Bandeira, está um dos mais antigos casarões da cidade de Fortaleza, o famoso Casarão do Barão de Camocim.

Construído em 1880 o casarão já abrigou 4 gerações da família de Geminiano Maia, que nasceu no dia 02 de Fevereiro do ano de 1847, cearense de Aracati, ganhara o título de Barão no ano de 1893 das mãos do rei de Portugal, isso depois de vencer a pobreza e fazer fortuna importando artigos franceses. Entre suas maiores titulações se encontra o titulo de Vice-Presidente da província do Ceará, Vice-Consul da Rússia e da Bolívia em Fortaleza como também o de grande comerciante na cidade.


Essa rota Paris-Fortaleza deu em casamento, Geminiano Maia casou-se com a francesa Rosa Nini Liabastre, Baronesa de Camocim, em Ile de France, na França, no dia 30 de setembro do ano de 1879 e foi, para morar com ela, que o Barão construiu e mobiliou a casa grande, trazendo da Europa antiguidades, lustres, cômodas, cristaleiras, consoles, conversadeiras e até mesinhas de costura.

De geração em geração, a casa-grande, a principal, resistiu ao tempo. Em torno dela, a família desdobrou-se, ocupando terrenos adjacentes. Cecília de Camocim, a filha única do Barão, teve sete filhas. Primogênita, Carmem Barbosa Chaves foi a última moradora do palacete, juntamente com o filho, Maria Luiza. Desocupou-se em 1990. Mas tratou de conservá-la. A tal ponto que serviu de set de filmagens.


Desapropriado em 2006 pela Prefeitura de Fortaleza, a Casa do Barão de Camocim é hoje a principal edificação da Vila das Artes, um lugar de formação em artes, apoio a produção, incentivo a pesquisa e difusão cultural com o curso de Realização em Audiovisual, que teve início no mesmo ano da desapropriação com uma longa espera dos alunos pela reforma que só foi concluída no final do curso no ano de 2008. Enquanto a reforma não se concretizava, os alunos da 1º turma, juntamente com a coordenação da Vila das Artes, se desdobravam para dar continuidade a formação em Audiovisual nas diversas instalações da cidade como: UFC, Casa Amarela, Sesc, Marista Cearense, entre outras localidades.

Na proposta inicial do projeto, a Vila das Artes ocuparia os dois casarões do Barão de Camocim situados no quarteirão. Atualmente a Vila das Artes ocupa um Casarão, logo atrás do casarão principal do Barão, datado de 1954 e projetado pelo arquiteto fortalezense Jaime Vieira
A Casa, chamada de Casa das Escolas foi reformada conservando o seu desenho original, e hoje abriga as atividades da Vila das Artes, como a Escola Pública de Audiovisual, a Escola Pública de Dança, o Núcleo de Produção Digital, ateliê, Biblioteca, auditório, sala de dança e ilhas de edição.

Todo o projeto da Vila das Artes compreende, além das duas casas uma terceira que esta entre a Casa do Barão e a Casa das Escolas. Nessa será construído um cinema e estúdios de áudio e edição.
O Casarão hoje oferece condições para que as pessoas tenham acesso gratuito ao conhecimento, a pesquisa e a produção nas diversas formas de expressão artística.

15 comentários:

  1. Que bom saber disso tudo. Comecei a andar no centro faz pouco tempo e achei estranho uma casa como aquela, sem ninguém, com a placa "Casa Barão de Camocim". Estou cada vez mais apaixonado pelo centro e pela História de Fortaleza.

    ResponderExcluir
  2. Que bom, encontrar mais informações sobre Fortaleza. Pena, que muitos casarões, que vi na minha infância, foram abaixo, por inoperância do poder público e muitas vezes dos próprios proprietários.
    Vou acompanhar as postagens...

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Todos os dias passo em frente a casa do Barão de Camocim e sempre fiquei curioso em conhecer sua historia, pena que não temos acesso o interior da casa, uma coisa histórica que não cuidada!

    ResponderExcluir
  5. Tive a honra de ir uma festa nesse palacete nos anos 90, foi um sonho entrar nesse palacete tamanho foi o encanto e beleza do interior, o que mais me chamou a atenção foi os dois quadros a óleo do barão e da baronesa na sala com olhar altivo.

    ResponderExcluir
  6. A casa do Barão de Camocim fica ao lado da faculdade de direito da UFC. Gostaria de saber onde se localiza essa imóvel bem mais moderno, ajardinado, que aparece na foto acima. Grato.

    ResponderExcluir
  7. Sempre que passo por ali fico observando esse casarão, tenho muita vontade de entrar e conhecer. Está aberto ao público?

    ResponderExcluir
  8. A Baronesa de Camocim, Cecília Leite Barbosa, ou Dona Cecy como era conhecida, teve oito filhos, e não sete como está na reportagem, sete mulheres e um homem:Newton Camocim Leite Barbosa, que faleceu precocemente, mas deixou três filhos.

    ResponderExcluir
  9. Olá.. gostaria se saber a agenda de visita. E também se poderia obter permissão para realizar ensaio fotográfico no local. Estou concluindo as gravações de meu Cd de Saxofone.. Seria para a Capa e outras atividades de mídia. Meu Whatsapp 85-99784-5264
    GEORGE LEMOS SAX, Fortaleza.

    ResponderExcluir
  10. Havia um casarao na joao pessoa proximo ao himpan o mesmo foi colocado a baixo gostaria de saber a historia desse casarao

    ResponderExcluir
  11. Verdade . era um casarão imponente. Parecia ser de um Maçom . pois existe alguns símbolos nos velhos e históricos muros

    ResponderExcluir