quinta-feira, 9 de junho de 2011

Instituto do ceará




O Instituto do ceará é um exemplo de que se pode preservar a memória, eles preservem o passado, mas tem o futuro como um guia, uma força para manter vivo o passado. Em um lugar como este sentimos a sensação de voltar no tempo e entrar em outro mundo, um mundo até então desconhecimento pela juventude, só é preciso passar nos corredores, subir as lindas escadarias, olhar para mobílias ou até mesmo tocá-las e olhas pelos vitrais importados. Nesses 124 anos de história, o instituto já passou por várias dificuldades, mas nunca chegou ao ponto de fechar as portas.
O Instituto de ceará é uma instituição privada, sem fins lucrativos e de utilidade pública que oferece uma biblioteca com mais de 35 mil volumes históricos, geográficos e antropológicos. Fundado em 1887,  Foi a primeira instituição cultural do estado.
Tudo é original, da mesma forma como na época em que foram construídos ou inaugurados. Portas, janelas e pisos foram colocados a mais de 80 anos atrás, quando o palacete Jeremias Arruda, foi construído que hoje abriga o instituto há mais de 40 anos. Nem sempre o instituto foi abrigado nesse local, mas desde 1996 esta lá.


Em uma demonstração de adaptação ao presente, a instituição inaugurou em novembro de 2007, o Memorial Barão de Studart, o museu de exposição permanente mais interativo em toda a cidade. Lá, a história de Fortaleza e do próprio Instituto do Ceará é contada com o auxílio da tecnologia. A visitação ganha um tom lúdico, sem perder a finalidade instrutiva, com sensores de movimento, recursos audiovisuais e iluminação planejada. Museu está aberto à visitação, com hora marcada, especialmente para escolas e estudante.



Informações no site:
O Instituto do Ceará (Histórico, Geográfico e Antropológico) – fundado em 4 de março de 1887, nesta cidade de Fortaleza, Capital do Estado do Ceará, onde tem sede e foro, é uma sociedade civil, de caráter científico e cultural, sem fins lucrativos, de duração por tempo indeterminado e reconhecida de utilidade pública pela Lei Municipal nº 5.784, de 13 de dezembro de 1983, pela Lei Estadual nº 100, de 15 de maio de 1935, e pelo Decreto Federal nº 94.264, de 22 de maio de 1987.
Motivados pelo desejo de tornar conhecidas a história e a geografia da província, onze vultos da sociedade cearense empreenderam árdua tarefa a fim de fazer do Instituto referência nacional para a propagação de pesquisas que legitimassem a formação de sua história.
Paulino Nogueira Borges da Fonseca, Guilherme Studar

Ana Carolina Brasil.


Um comentário:

  1. Belíssimo blogger!

    Estou deslumbrada com este post, pois admito, não tinha total conhecimento deste Instituto, com certeza deixarei minha visita garantida!

    Continue postando artigos interessantes assim!!:)

    ResponderExcluir