terça-feira, 7 de junho de 2011

Sobrado Dr. José Lourenço.

Foto: Gil Sousa
          

          Localizado na Rua Major Facundo, antiga Rua da Palma no centro de Fortaleza, está uma das mais belas construções do período colonial, o Sobrado do Dr. José Lourenço.
          Construído por volta da segunda metade do século XIX, provavelmente entre os anos de1845 a 1854, o casarão hoje em meio aos edifícios e ao concreto fascina a todos com sua beleza arquitetônica. Suas paredes sólidas com tijolos artesanais, com pedra e cal não se abalaram com o passar do tempo. Porém, a estrutura ficou desgastada e frágil devido à falta de cuidados e manutenção.


          Dr. José Lourenço era um médico, um homem público que resolve construir sua residência num local onde era mais conhecido e movimentado, nas primeiras vias públicas de Fortaleza. Depois de construído o casarão chamou a atenção de todos dos arredores, pois possuía três andares, que naquela época só eram comuns em Recife. Além disso, a casa era rica em detalhes, como objetos nas formas flores na parte superior da fachada, os azulejos nos estilo mosaico, portas e janelas personalizadas. Mas o curioso e interessante estava no topo do casarão. Por existir ainda fragmentos de mármore, dizem que se tratava de uma escultura mitológica, mais ate hoje não se confirmou a hipótese.
Foto: Gil Sousa

          Com o passar do tempo o sobrado perdeu todo o seu encanto. Por está abandonado, os anos corroeram sua beleza destruindo aos poucos a suas formas.
Antes de tudo isso acontecer, além de residência e consultório do proprietário Dr. José Lourenço, o casarão foi um tribunal de relação, uma marcenaria, uma fábrica de sombrinhas e um bordel.


Foto: Gil Sousa
          No ano de 2006 o sobrado voltou a encantar a todos com o seu charme. Com iniciativa do Governo do Estado, com apoio da chancela do Instituto Oi Futuro, o casarão retoma sua forma original adaptada para museu. Segundo os administradores do museu, o sobrado foi todo restaurado e reconstruído, mas permanece com traços arquitetônicos originais. Os azulejos, a pintura, as tábuas corridas foram refeitos com a mesma delicadeza dos verdadeiros, a fachada recebeu cuidados especiais para continuar atraindo olhares. Hoje um  casarão tombado.


 
          Deslumbrante por fora e maravilhoso por dentro, é de arrepiar, é como viajar de volta ao passado. O piso, a escada de madeira, os detalhes em formato de flores, as portas e janelas grandes, ressaltam a perfeição e o cuidado que tiveram em preservar a estrutura do casarão.

          O Sr. Faber, subtenente que trabalha atualmente no museu, este que recebeu o nome do proprietário do sobrado em sua homenagem, conta que “as velhas prostitutas e os clientes do antigo bordel que funcionava nesse local ainda hoje passam para visitar e relembrar as histórias do passado”. O mesmo ainda relata que “ocorria vários abortos das próprias prostitutas”. Além disso, que ”funcionários que trabalham na vigilância noturna dizem ouvir pisadas e porta batendo. Acreditam que a alma do Dr. José Lourenço ronda pelo casarão”, diz o subtenente sorrindo e afirmando que são apenas histórias. 
          É uma grande viagem entrar no casarão, conhecer as histórias, mergulhar no passado, viver experiências!

Nenhum comentário:

Postar um comentário