terça-feira, 7 de junho de 2011

A Mansão do cinéfilo tornou-se o Casarão da Justiça


     O Casarão construído na década de 40 pela família Jucá foi inspirado na casa do filme E o Vento Levou. Alheio as críticas que atribuíam falta de originalidade à réplica da mansão de um dos maiores clássicos do cinema, o cinéfilo e patriarca da família Jucá erigiu imponente construção.
     
     O número 3384 da Avenida Santos Dumont, que nos dias de hoje abriga a sede do Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região chama a atenção dos transeuntes, não obstante seja a via uma das mais movimentadas da capital alencarina.

     A crescente especulação imobiliária fez surgir modernas construções no entorno da antiga residência dos Jucá que contrastam com sua arquitetura clássica de traços romanos e gregos, cuja magnitude e beleza encantam aos que ali passam.

     A imponência exterior é extensão do seu requintado interior, contemplado com um solarium central que beneficia de luz e ventilação todos os cômodos do imóvel que a ele tem acesso por meio da varanda. 
    
     O prédio foi adquirido pelo Tribunal Regional do Trabalho da 7ª Região em 1971 sob o compromisso de que a arquitetura a as instalações seriam preservadas.
     
     Os quartos foram transformados em gabinetes para os desembargadores, o piso de mármore, as paredes, lustres e alguns móveis fora preservados, assim como o jardim que hoje recebe as solenidades do tribunal. As modificações realizadas foram apenas para atender ao seu melhor funcionamento, mas sem mexer na estrutura original.

    O Compromisso da Corte de Justiça Laboral em preservar a estrutura física do imóvel é suplementado pelo compromisso do Memorial da Justiça do Trabalho que guarda importante acervo sobre a história da mansão.

     O Tribunal é presidido atualmente pelo Desembargador Claudio Soares Pires, funciona das 07:30 as 15:30, o acesso é livre para todos, mediante identificação nas guaritas de segurança patrimonial.

Repórter: Zaíra Umbelina.

Um comentário:

  1. Por acaso voce sabe se algum desses casarões pode ser alugado para um evento?

    ResponderExcluir