terça-feira, 7 de junho de 2011

Edifício Edson Ramalho: primeiro prédio tombado do Ceará


Prédio histórico - Tombado!

Repórter: Julyta Albuquerque
     Fundado em 1927, o Edifício Edson Ramalho, prédio-sede da Secretaria da Fazenda - SEFAZ, é histórico e acumula, em suas pomposas instalações, histórias da Província do Ceará.

      Foi o primeiro prédio a ser tombado na “Terra da Luz” (1982), pelo excelentíssimo Senhor Governador Cel. Virgílio Távora. Inaugurado durante a administração do então prefeito Moreira da Rocha, o prédio, preserva, até hoje, sua estrutura original.

  Localizado no cruzamento das avenidas Alberto Nepomuceno e Pessoa Anta o prédio, orgulho do povo cearense, é, ainda hoje, sede da Secretaria e funciona normalmente.
Por lá circulam milhares de pessoas; a grande maioria indiferentes aquela construção monumental.

        A solenidade de inauguração do Edifício Edson Ramalho, contou com a participação do Presidente do Ceará, Desembargador Moreira da Rocha, autoridades eclesiásticas e do alto escalão militar. 

          Para abrigar uma das mais antigas instituições públicas do nosso Estado (174 anos), a antiga Thesouraria Provincial, os líderes da Província não pouparam esforços: com influência do Renascimento Veneziano, o prédio tem dois acessos (principal e lateral); a entrada principal tem linhas barrocas, possui um belíssima escada de madeira, iluminada por amplo e colorido vitral. 

       Projetado por José Gonçalves da justa, o Edifício é considerado um dos mais belos conjuntos arquitetônico do Ceará. 

Isabel Cristina Maia Pires - Auditora
fiscal da Secretaria da Fazenda 
       Isabel Cristina Maia Pires, formada em Administração de Empresas, é Auditora Fiscal da Fazenda. Durante 5 anos trabalhou no prédio-sede da Secretaria. Sobre a experiência única, Isabel diz que “trabalhar num dos poucos prédios históricos remanescentes numa cidade de memória devastada, cenário onde a história e a economia do Ceará estão conjugados, é motivo de grande alegria.”      

Para a Auditora esses laços afetivos com o Edifício Edson Ramalho, são antigos. “Desde criança o prédio me desperta fascínio pela sua “imponência”, os seus arabescos, as figuras dos leões entalhados em suas paredes externas, a torre. Achava que era um castelo de fadas. Mais tarde soube que não se tratava de uma castelo, mas que era ali onde as pessoas trabalhavam para  gerar dinheiro para os serviços do Estado. Achei muito poético e desejei fazer um dia aquele trabalho, que achei tão nobre.  Na idade adulta, por ironia do destino, vim juntar-me àqueles arrecadadores que tanto admirei no passado. O prédio ficou no meu imaginário afetivo como o símbolo da arquitetura de uma cidade que à seu modo viveu a sua Belle Époque, mas que sucumbiu à devastação imobiliária.

Saiba! Histórias do Ceará! 

Antigamente as arrecadações das províncias eram feitas por repartições que eram denominadas Almoxarifado e que enviavam para a junta de fazenda da sede, em nosso caso, Pernambuco, os dados da arrecadação. Passou a chamar-se, em seguida, Provedoria, mas continuava subordinado à Junta. 
No dia 24 de janeiro de 1799 foi criada a Junta da Fazenda do Ceará, diretamente subordinada ao Real Erário. Em 1831 todas as Juntas foram extintas e surgiram as Tesourarias; posteriormente as tesourarias estaduais passaram a Inspetorias. 
Em 1891 surgiu a Secretaria dos Negócios da Fazenda, dividida em vários setores como o Tesouro, a Recebedoria, a Contadoria, a Procuradoria e o Departamento de Estatística, além do Gabinete do Secretário. Somente em 1905 entrou em vigor a Secretaria da Fazenda. A antiga sede da Secretaria ficava na Avenida Sena Madureira (hoje Alberto Nepomuceno), no local onde foi o Fórum Clóvis Beviláqua recentemente implodido. O atual prédio, na mesma avenida esquina com Rua Adolfo Caminha foi projetado e iniciada sua construção em 1924, sendo terminado e Inaugurado em 27 de novembro de 1927. 

Fonte: http://www.ceara.pro.br/ 

Serviço!

O prédio é aberto a visitação de 2ª a 6ª, das 8h30 às 18h30h. 



         

Nenhum comentário:

Postar um comentário